Alimentos ricos em cálcio: O que comer para manter os dentes saudáveis

Sua dieta afeta diversas áreas da sua saúde — incluindo os dentes — e alguns alimentos oferecem mais benefícios para sua saúde bucal do que outros. Consumir alimentos ricos em cálcio é uma maneira fácil de fazer com que sua comida ajude os dentes. Produtos lácteos como leite e queijo podem parecer a resposta óbvia, mas a variedade de deliciosas opções de cálcio é surpreendente. Proteja o seu sorriso e alimente o seu corpo com alimentos ricos em cálcio.

Qual é a ligação entre o cálcio e os dentes?

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, e 99% do estoque de cálcio do corpo sustenta a estrutura e função dos ossos e dentes. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA) o cálcio fortalece a camada externa dura do dente, chamada de esmalte, ajudando a combater a erosão e as cáries.

De quanto cálcio você precisa?

O National Institutes of Health recomenda que adultos entre 19 e 50 anos consumam 1.000 miligramas (mg) de cálcio por dia. A perda óssea e a cárie dentária podem progredir com a idade ou apresentar certos fatores de risco, como histórico familiar de osteoporose. Outros fatores de risco incluem o uso de medicamentos que podem enfraquecer os ossos ou a intolerância à lactose.

Quais alimentos são ricos em cálcio?

Você pode tomar suplementos se apresentar deficiência de cálcio. Ainda assim, é fácil atender suas necessidades diárias com alimentos saudáveis ricos em cálcio. Experimente adicionar esses dez alimentos ricos em cálcio ao seu plano alimentar. Todas as informações nutricionais são fornecidas pelo U.S. Department of Agriculture’s FoodData (Departamento Central de Dados Alimentares dos EUA).

1. Leite

Se você já ouviu a pergunta “Tem leite?”, você sabe que o leite de vaca é uma das melhores e mais baratas fontes de cálcio. Um copo de leite fornece 200 mg de cálcio, o equivalente a 20% do valor diário (VD). Tome um copo de leite no café da manhã puro ou com uma tigela de seu cereal favorito.

2. Queijos

Como a maioria dos laticínios, o queijo é uma excelente opção para atender à sua ingestão diária recomendada de cálcio. O queijo parmesão fornece a proporção mais alta com 336 mg de cálcio em cerca de 28 g, seguido (com pouca diferença) pelos queijos Romano, Gruyere e de cabra.

3. Iogurtes

O iogurte completa este trio de fontes de cálcio lácteo com 296 mg de cálcio ou 30% do VD em uma xícara de iogurte de leite integral puro. O iogurte grego fornece um pouco menos com 200 mg em uma única xícara. Sirva seu iogurte com frutas e granola para um sabor doce e crocante.

4. Peixes enlatados

Se você está procurando alimentos ricos em cálcio não lácteos, peixes enlatados podem parecer uma fonte improvável. No entanto, uma única lata de sardinha fornece um excelente aporte de cálcio com 351 mg por lata. O salmão enlatado vem em segundo lugar, com 202 mg por lata.

5. Sementes

Se o peixe enlatado não for do seu gosto, você pode complementar o consumo de cálcio com a ingestão de diversas sementes. As sementes de papoula fornecem a maior quantidade de cálcio com 127 mg por colher de sopa. Experimente também adicionar uma colher de sopa de sementes de aipo (115 mg), sementes de chia (90 mg) ou sementes de gergelim (88 mg) à sua próxima receita.

6. Folhas verde-escuras

As folhas verdes escuras, como a couve, a couve e o espinafre, compartilham vários benefícios à saúde, incluindo o cálcio. Uma única xícara de couve crua contém 83 mg de cálcio, enquanto a couve e o espinafre contêm 38 mg e 30 mg, respectivamente. Transforme-as em um acompanhamento rico em cálcio ou inclua-as no próximo smoothie do café da manhã.

7. Amêndoas

Se você precisa de um lanche rápido e rico em cálcio, opte por um punhado de amêndoas. Esta noz crocante vem com 75 mg de cálcio por cerca de 28 g, deixe sempre um pacotinho na sua bolsa para beliscar.

8. Feijões

Adicione feijão às suas sopas e chilis preferidos para mais uma opção rica em cálcio. O feijão branco encabeça a lista com 139 mg em uma única xícara, seguido de perto pelo feijão branco com 123 mg. O Edamame — a soja ainda verde — também pode ser uma excelente fonte de cálcio com 98 mg em uma xícara (em vagem).

9. Tofu

Feito de soja, o tofu é naturalmente rico em cálcio. Cerca de 100 g contêm cerca de 176 mg de cálcio. No entanto, você pode comprar tofu preparado com sulfato de cálcio que fornecem impressionantes 861 mg por meia xícara.

10. Bebidas e alimentos fortificados

Finalmente, muitos alimentos processados vêm fortificados com cálcio. Cereais como podem conter até 1330 mg por xícara. Outros alimentos e bebidas — como suco de laranja, leites sem lactose e produtos de grãos — também podem ser fortificados com cálcio. No entanto, o cálcio é melhor absorvido e utilizado se for consumido em pequenas quantidades ao longo do dia.

Quando se trata de saúde bucal, o cálcio é um aliado incontestável. Ajuda a fortalecer os dentes e a manter as gengivas saudáveis. Mas você não precisa tomar um copo de leite para atender às suas necessidades diárias. Experimente os diversos outros alimentos ricos em cálcio que você tem em sua geladeira ou despensa. Comer alimentos saudáveis para os dentes pode ajudar a proteger seu sorriso da maneira mais deliciosa possível.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/nutrition-and-oral-health/calcium-rich-foods-what-to-eat-for-healthier-teeth

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.