Como Limitar Os Efeitos Do Açúcar Nos Dentes

É difícil imaginar quais são os efeitos que o ácido pode causar no esmalte do seu dente enquanto você está bebendo um copo de limonada. No entanto, o consumo diário de alimentos e bebidas muito ácidos pode prejudicar os dentes se não tomarmos os cuidados necessários. Com o passar do tempo, alimentos como frutas cítricas podem desgastar o esmalte dos dentes se ingeridos com frequência. E essa pode ser a causa de problemas como desmineralização dentária e sensibilidade nos dentes.

O que significa “desmineralização”?

A desmineralização é a perda gradual de minerais do esmalte e surge, especificamente, quando o pH bucal cai para 5,7. As bactérias em sua boca se alimentam de açúcares e produzem ácidos que dissolvem esses minerais. O esmalte pode se tornar fino quando desmineralizado, o que permite a penetração mais profunda de bactérias no dente, formando a cárie.

Quando o esmalte começa a se desmineralizar, seu dente pode ficar mais sensível, reagindo dolorosamente ao consumo de alimentos quentes ou frios, bebidas e doces. Para evitar futuros problemas no esmalte, é aconselhável o monitoramento do consumo desses alimentos causadores de desmineralização.

Sinais de desmineralização

A desmineralização dental não é tão óbvia de ser identificada e nem sempre aparece da mesma forma. Alguns sintomas mais frequentes incluem:

  • Sensibilidade: alimentos quentes e gelados, doces com sabor acentuado e até mesmo ar frio podem desencadear a dor da sensibilidade quando entram em contato com o seu dente.
  • Mudança de coloração: seu dente pode ficar um pouco amarelado na superfície conforme o esmalte se torne mais fino, expondo a opaca dentina abaixo dele.
  • Dentes arredondados: as pontas dos dentes podem parecer arredondadas e perder a anatomia natural deles
  • Transparência: as bordas dos seus incisivos (dentes da frente) perdem opacidade, o que dá a sensação de que podemos enxergar através deles.

Prevenção da erosão ácida

Apesar do incômodo, muitas pessoas sofrem com desmineralização dentária. Mas você pode ficar tranquilo, pois esse quadro tem tratamento e há diversos jeitos de prevenir os efeitos do ácido que conduzem às condições acima. Escovar os dentes duas vezes ao dia ajuda a remover comida e biofilme, além de remineralizar o esmalte antes que desgaste completamente. Além disso, certifique-se de usar o fio dental diariamente para remover os resíduos que ficam entre os dentes.

A sensibilidade já deve fazer com que você evite certas temperaturas, mas é recomendável não mastigar gelo, pois isso pode enfraquecer o esmalte do dente. Considere também o uso de um enxaguante bucal que tenha propriedades protetoras do esmalte. E, por razões que vão além da saúde do esmalte, tenha uma dieta variada, especialmente uma que inclua alimentos com alta quantidade de cálcio e minerais.

Diminua os alimentos ácidos, como refrigerantes, sucos de fruta, laranjas, limões, tangerinas, limas e vinho tinto, que podem ajudar na erosão dentária se consumidos em excesso. No final das contas, sua saúde bucal vale o esforço.

 

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/nutrition-and-oral-health/acid-effects-on-enamel-0316

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.