Dente sensível? Descubra como resolver

Ter dentes sensíveis é uma condição que afeta muitas pessoas e que pode se tornar um grande incômodo no dia a dia, ao transformar a ingestão de determinados alimentos, principalmente aqueles muito quentes ou muito gelados, em uma experiência dolorosa.

Se você quer entender o que causa o dente sensível, neste post explicamos um pouco mais sobre as causas deste problema e sobre as possibilidades de tratamento.

O que causa dente sensível?

O que torna o dente sensível é a exposição da região do dente que recobre o nervo, à chamada dentina. Na dentina está presente uma grande quantidade de pequenos poros, conhecidos como túbulos, que ao serem estimulados pela temperatura de determinados alimentos provocam uma sensação de dor intensa.

A exposição da dentina, por sua vez, pode ocorrer por conta do desgaste do esmalte que recobre a superfície externa dos dentes, ou pela retração da gengiva, que deixa exposta esta área que deveria estar recoberta.

É necessário então investigar mais a fundo a origem do problema, que pode estar ligada, por exemplo, à presença de cáries ou de doenças gengivais.

No caso das doenças gengivais, como a gengivite, pode ocorrer sensação de coceira na gengiva, que combinada com a sensação de sujeira, pode nos levar a escovar os dentes com mais força ou frequência.

Este hábito, no entanto, causa ferimentos na gengiva que pioram as condições bucais e costumam contribuir para agravar o processo de desgaste, aumentando a sensibilidade.

Como diminuir a sensibilidade nos dentes?

Algumas medidas caseiras simples podem contribuir para a diminuição da sensibilidade dos dentes.

Entre elas estão a utilização de uma escova de dentes com cerdas mais macias, aliada a uma escovação bem feita, mas não excessiva, evitando agredir ainda mais o esmalte dos dentes. O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições, escovando a superfície de todos os dentes com movimentos circulares, mas sem aplicar muita força.

Além disso, estão disponíveis no mercado opções de cremes dentais específicos para quem sofre deste problema, que podem ser recomendados pelo seu dentista.

Geralmente tratam-se de produtos que contém uma alta concentração de flúor, o que ajuda a fortalecer a superfície dentária.

Existe tratamento para dente sensível?

Além das medidas caseiras que podem ser adotadas, para tratar do dente sensível é indispensável que um dentista seja consultado, uma vez que somente este profissional saberá diagnosticar a real causa da sensibilidade e indicar o tratamento adequado.

Se a causa do problema for a gengivite, por exemplo, o dentista pode proceder com a limpeza completa da área afetada, livrando a gengiva dos resíduos que estão causando a inflamação.

Se, por outro lado, o problema estiver ligado ao desgaste do esmalte, o profissional irá tratar a causa do desgaste, removendo cáries profundas, se for o caso, e depois realizando aplicações de flúor e de agentes fixadores que vão agir para fortalecer e impermeabilizar a área antes exposta.

É possível se prevenir para não desenvolver sensibilidade dos dentes?

Para evitar que seus dentes se tornem sensíveis, é importante manter uma boa rotina de cuidados com a saúde bucal.

Isso pode ser feito por meio de uma boa escovação e uso do fio dental no dia a dia, evitando a ingestão de alimentos com muito açúcar, ou de alimentos muito ácidos, para não estimular a proliferação de bactérias que contribuam para a corrosão do esmalte dentário.

Lembrando ainda que é fundamental realizar as consultas regulares ao dentista, pelo menos a cada seis meses.

Fonte: https://uniodontopaulista.com.br/dente-sensivel-descubra-como-resolver/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.