Feridas no céu da boca? Veja quatro causas possíveis

Nós usamos a boca constantemente, por isso, uma ferida no céu da boca pode ser muito desagradável! Úlceras na boca são comuns e podem ter várias causas, desde distúrbios benignos até problemas mais graves. Se apareceu uma lesão no céu da sua boca, você pode estar com algum destes problemas:

1. Queimaduras

Bolhas no céu da boca às vezes são apenas uma queimadura. Esse tipo de queimadura é chamado de queimadura térmica de palato e é causado pela ingestão de alimentos ou bebidas quentes, como sopas, café ou chá.

Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias. Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, consuma alimentos mais moles e bebidas frias. Se a dor for intensa, o dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e promover a cicatrização mais rápida. Se a área ainda estiver dolorida após sete dias, marque uma consulta com o dentista.

2. Afta

As aftas costumam aparecer no interior das bochechas, mas não se surpreenda se elas surgirem no céu da boca. Os pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, determinados alimentos, entre outras coisas.

Em geral, as pessoas apresentam de uma a três aftas por surto, mas algumas podem desenvolver dez ou mais lesões de uma só vez. Essas feridas costumam causar dor por um pouco mais de uma semana, desaparecendo completamente após duas semanas. Enquanto você espera a cicatrização das aftas na boca, o ideal é ingerir alimentos não condimentados e com pouco sal para não irritar as feridas. O dentista também pode prescrever um gel analgésico para você aplicar nas lesões durante a cicatrização. Se elas não tiverem cicatrizado após duas semanas, devem ser examinadas pelo dentista.

3. Herpes labial

Feridas no céu da boca ― principalmente aquelas que demoram para cicatrizar ― podem ser, eventualmente, herpes labial. Uma lesão comum causada pelo vírus do herpes simples, o herpes labial ocorre geralmente nos lábios, mas de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, também pode ocorrer no palato duro. Essas feridas se manifestam como bolhas dolorosas e cheias de líquido; as bolhas se rompem posteriormente e formam crostas, que são lesões menos dolorosas.

O herpes labial costuma formar crostas quatro dias após o aparecimento e cicatrizam completamente após oito a dez dias. Da mesma forma que você faria se fosse uma sarna, evite tocar nas lesões e estourar as bolhas. Se as feridas não desaparecerem espontaneamente, com certeza o dentista terá prazer em ajudá-lo.

4. Câncer de boca

Embora algumas feridas na boca sejam inofensivas, nem todas devem ser ignoradas. Lesões no céu da boca podem, às vezes, ser um sintoma de câncer de boca. Caso você tenha uma ferida no céu da boca que ainda não cicatrizou duas semanas após o aparecimento, você precisa consultar o dentista o mais rápido possível para uma avaliação. O câncer de boca é mais fácil de tratar quando é detectado precocemente, por isso é importante mostrar ao dentista qualquer ferida suspeita.

Tratamento das feridas

O tratamento mais eficaz para feridas na boca é o tempo. Porém, enquanto elas estão cicatrizando, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar a dor e evitar que a irritação aumente.  A Mayo Clinic recomenda aplicar um pouco de leite de magnésia nas aftas. Se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada ou um enxaguante bucal prescrito pelo dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.

Outras formas de ajudar

Normalmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, produtos de tabaco e alimentos condimentados enquanto as feridas na boca estão cicatrizando ajuda a aliviar o desconforto. Se você tiver aftas frequentemente, tente identificar os desencadeadores das feridas, como alimentos ácidos ou estresse, para que você possa preveni-las mais facilmente. Um estudo de 2015 indicou que tomar vitamina B-12 poderia reduzir os surtos de aftas, mas lembre-se de conversar com o médico antes de começar a tomar novos suplementos.

Se aparecer alguma ferida dentro da sua boca, não pense no pior; apenas fique tranquilo e evite irritá-la. A maioria das feridas desaparece espontaneamente, mas se uma ferida no céu da boca não cicatrizar em duas semanas, consulte o dentista para uma avaliação e um exame regular.

 

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/mouth-sores-and-infections/sore-in-roof-of-mouth-causes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.