Síndrome da boca sensível; descubra as causas e como tratar

Diversos fatores podem causar a boca sensível. Por conta disso é melhor ficar alerta às causas, sintomas e descobrir como tratar de maneira  correta!

A boca sensível pode aparecer por pequenas situações do dia a dia, e não tem grandes consequências, mas se a sensação fica por dias, é fundamental procurar ajuda médica.

Causas da boca sensível

A boca é uma mucosa, e por isso é úmida e sensível por natureza. A sensibilidade natural tem como função proporcionar sabores, reconhecimento de texturas e a auxiliar no olfato. Pequenas queimaduras e ingestão de alimentos ácidos são causas de boca sensível que não devem preocupar o paciente, já que elas passam rapidamente.

Já quando o paciente sente a boca secar ou sensibilidade piorar a ponto de impedir tarefas simples, podem ter outros motivos, como: ansiedade; depressão; uso de medicação contínua; doenças autoimunes; diabetes;HPV (Papilomavírus Humano); doenças coronárias; câncer na região da cabeça e pescoço.

Acompanhamento especializado

O acompanhamento da boca deve ser feita sempre com a integração do dentista com outras especialidades clínicas. A ideia é ter uma visão mais específica da saúde com os dentes e, portanto, uma avaliação mais ampla, a fim de identificar problemas orgânicos a partir de disfunções bucais.

A odontologia que trabalha essa visão tem como função abordar os cuidados clássicos e os avançados. Além dessa visão ampliada, o profissional também pode atuar utilizando recursos complementares, tais como: fitoterapia; acupuntura; terapia floral; laserterapia; hipnose; homeopatia.

Cuidados

Cuidar bem da saúde da sua boca neste momento é importantíssimo para evitar problemas futuros. Entenda os 2 passos simples que vão aumentar sua qualidade de vida e te dar maior conforto ao falar, comer e sorrir.

Hidrate a região

Para a hidratação da mucosa oral, é recomendado que o paciente utilize produtos direcionados para boca seca. O gel oral com textura viscosa para manter a hidratação por horas a fio e enzimas idênticas as da saliva natural. Além de melhorar no conforto a saliva artificial ajuda na saúde dos seus dentes e da sua boca.

Para hidratação ser aplicada várias vezes ao dia, com o uso do Spray Oral para evitar desconfortos.

Higiene oral

Apesar dos incômodos na boca, a higiene não deve deixar de ser feita. Existem produtos ideais para bocas sensíveis que muitas vezes chegam até a causar feridas.

A escova específica para retirar os restos alimentares e ajudando na prevenção de doenças periodontais. É importante pensar também em utilizar um creme dental menos abrasivo que seja livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar.

Fonte: https://www.diarioonline.com.br/noticias/elas/562245/sindrome-da-boca-sensivel-descubra-as-causas-e-como-tratar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.